Amoeba Music: Em San Francisco, uma parada obrigatória para quem gosta de música

Anote aí, passando por San Francisco, além da ilha de Alcatraz e da famosa ponte Golden Gate; não deixe de conhecer a loja de discos Amoeba Music.

Diferente do que sugere o nome, a loja não tem nada de “amebática”, pelo contrário, é apontada a maior loja de discos independentes do planeta. Possui três endereços, todos na Califórnia: San Francisco, Berkeley e Hollywood. A franquia é uma mistura de loja de discos, sebo, palco para pequenos shows e selo musical independente.

A loja de San Francisco fica ao lado do Golden Gate park, na Haight St. A região é considerada o marco zero do Verão do Amor de 1967, ou seja, pode-se dizer que o local foi o “hospital” onde nasceu o movimento hippie. Jefferson Airplane, Grateful Dead e Big Brother and the Holding Company (banda que lançou Janis Joplin), são alguns exemplos das bandas que brotaram por lá e projetaram o psychedelic rock no final dos anos 60.

Acredito que o ambiente não tenha mudado muito desde 67, possivelmente a grande diferença seja que atualmente bicho-grilo também é business, portanto, além dos hippies a região também abriga uma enormidade de lojas, restaurantes e afins; todos bem atrativos aos turistas. A dica é reservar um dia para almoçar pela região, dar uma passada na loja e depois passear pelo parque. Diversão garantida.

Minha passagem pela loja foi marcada por uma coincidência absolutamente incrível. Explico. Logo na minha chegada ao local, quando ainda estava meio deslumbrado com a quantidade de vinis, cds e dvds espalhados por uma infinidade de prateleiras; ouço uma voz familiar no ar… Estava tocando Clube da Esquina! Ótimo cartão de visitas. O que mais um caratinguense passeando por San Francisco poderia querer? Comprar uns discos! Vamos a eles…

Uma vez na loja, recomendo começar na seção de LPs – pois são mais legais de se ver. Mas, vale a dica: cuidado para não ficar deslumbrado na imensidão de raridades que esta seção oferece. Concentre seu tempo na seção de clearance: bons cds/ótimos preços (em média $1.99).

Prepare o bolso se estiver à procura de raridades, estes costumam ser mais “salgados”. Para se ter uma idéia: álbum – Yesterday and Today, Beatles – preço: $2500. Motivo? Versão rara do álbum que foi recolhida das lojas logo após o lançamento, em Junho de 1966. Neste exemplar, uma foto com John, Paul, George e Ringo envoltos por pedaços de carne crua estampa a capa. Tal foto, obra do fotógrafo Robert Whitaker – autor de outras capas de bandas famosas, como o Cream no disco Disraeli Gears – não teve boa recepção dos fãs e da crítica e e foi substituída. Na nova capa os pedaços de carne deram lugar a bonecos de brinquedo.

Como estava numa onda meio saudosista, minha lista de compras incluíu apenas alguns exemplares de bandas dos 90’s. Todos discos que eu já deveria ter comprado há tempos, desde minha época de frequentador da loja do Binoca e Rei do Disco: REM – Out of Time (91), Soundgarden- Superunknown (94), The Black Crowes – The Southern Harmony and Music Companion (92), The Smashing Pumpkins – Rotten Apples Greatest Hits (01). Balanço final da visita: -$7.56, +boa música e muitos “causos” para contar.

image

http://www.amoeba.com/

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s